Alto Zaza

From Wikipedia, the free encyclopedia
Alto Zaza
Country Angola
ProvinceUíge
Time zoneUTC+1 (WAT)

Alto Zaza is a town and commune in Angola, located in the province of Uíge.[1][2]

See also[]

Bem-vindo(a) ao Projecto Quimbele.com, um projecto para todos aqueles que se interessam por Quimbele.com(Uige-Angola). Visamos a padronização de todos os artigos dessa categoria, melhorando a qualidade com o maior número de informações possíveis.

Para isso, precisamos de Todos sensatos, activos, seguros e confiáveis. Se deseja participar, pode começar simplesmente a enviar qualquer artigo sobre Quimbele ou juntar-se abaixo ao projecto e contribuir na página de discussão. Sugere-se a todos os participantes que tenham este artigo na lista de artigos vigiados para acompanhar as discussões.


ALTO ZAZA É O BERÇO DO REINO MUANA UTA - FAMILIA MBUNDU MWANA - VICENTE

No Alto Zaza ouve-se ao longe o som do mondo, um instrumento musical tradicional. Timidamente um grupo de jovens dirige-se à nganda, palácio de Muana Uta, a máxima autoridade tradicional. Próximo da porta, o administrador comunal adjunto do Alto Zaza, Jorge Kamâmbua, que acompanha a equipa de reportagem do Jornal de Angola, adverte: “se formos autorizados a entrar, ninguém faz qualquer gesto sem o meu sinal”. Entrámos na “nganda do kyanvu” (casa do rei) e lá dentro estão 20 pessoas em pé. Passámos por uma espécie de labirinto e depois de transpormos várias portas encontrámos Kyanvo Muana Uta Kabamba, sentado na sua poltrona de madeira. A cadeira está forrada de peles de onça e hiena. A autoridade tradicional estava rodeada de 12 kilolas, representantes das 12 tribos da região, trajados de huconzos. Dentro da nganda, o som da marimba associou-se ao do mondo. Os dois instrumentos produziam um ritmo musical muito agradável, que obrigou um dos kilolas a saltar da cadeira para apresentar a “unsanga”, dança exibida pelos kilolas na presença do chefe enquanto evocam os ancestrais e desejam boas vindas aos visitantes. Ao sinal de Muana Uta, entregaram-nos um prato com cola, sal e uma galinha. “Pronto, somos bem-vindos” segredou Jorge Kamâmbua, que depois explicou o motivo da viagem. Com um sorriso discreto, Muana Uta autorizou os jornalistas a realizarem o trabalho na sua comunidade. É na comuna do Alto Zaza, município do Quimbele, norte da província do Uíge, que encontramos o antigo reino de Muana Uta Kabamba. A comuna tem uma população de 17.112 habitantes, distribuídos por três regedorias e 52 aldeias. Os habitantes são maioritariamente camponeses que se dedicam à produção da mandioca, amendoim, batata-doce, feijão, pevides e gergelim.

www.quimbele.portal.ao

References[]

  1. ^ "Census". Official Portal of the 2014 INE Angola Census. Retrieved 30 May 2018.
  2. ^ "Alto Zaza". Geographical Names. Retrieved 30 May 2018.

Coordinates: 6°37′S 16°56′E / 6.617°S 16.933°E / -6.617; 16.933

Retrieved from ""